10 Curiosidades sobre o Café

10 Curiosidades sobre o Café

 

Que o café é uma bebida muito apreciada em todo mundo isso é inegável, sou suspeita pra falar(Risos).Mas você sabia que um governador foi condenado a morte, por tentar proibir o consumo de café?

 

Pois é, descobri que existem mais loucos por café do que eu por aí…Mas chega de blá,blá, blá e vamos direto as 10 curiosidade sobre o café, incluindo o governador em questão que já tem conto quem é!

 

Vamos lá?

 

Número 1:

Você sabia os primeiros a consumir café,o consumiram cru?

Que coisa né? Mas era exatamente assim que ele era consumido no Iêmen por volta do ano de 575, para conservar os grãos usavam banha animal e guardavam em potes.

Número 2:

Sabia que o café foi usado primeiramente com fins medicinais?

Pois é, quando descobriram que ele poderia ser consumido também em forma de infusão,no ano 1000,o consumiam para fins medicinais. E finalmente no ano de 1480 houve os primeiros registros da bebida como conhecemos hoje.

Interessante né? Quase 500 anos, para que finalmente pudessem degustar essa delícia, na forma que chamamos de cafezinho!

Número 3:

Bem, da descoberta da infusão, até o tradicional cafezinho como conhecemos demorou um pouco né?

Mas pasmem, a primeira cafeteria surgiu apenas 15 anos depois,em Constantinopla no ano de 1495 e tinha o nome de Kiva Han.

Número 4:

Os árabes eram os únicos a produzir café até o século XVII.

Os italianos, alemães e franceses bem que tentaram de várias formas produzirem,mas foram os holandeses os primeiros a conseguirem mudas,existem essas mudas até hoje no jardim botânico em Amsterdã.

Número 5:

Mas afinal e no Brasil, quando foi que se deu  a primeira plantação dessa iguaria?

Por aqui a primeira plantação que se tem notícias, ocorreu no ano de 1727 no estado do Pará, a partir de uma muda que foi trazida da Guiana Francesa, a história de como a muda foi trazida é bem peculiar, dizem que  Francisco de Melo Palheta seduziu a mulher do governador, quando foi arbitrar uma disputa de fronteiras, e ela o presenteou com mudas e sementes de café.

Número 6:

Sabia que as maiores diferenças entre o café  Arábica e Robusta, está no DNA?

Veja só meu amigo(a), os cafés de variedades Robusta possuem 22 cromossomos, já os cafés de variedades Arábicas possuem 44 cromossomos.

Vamos ao número 7? Mas não pensem que esqueci do governador que foi condenado a morte por tentar proibir o consumo do café…Já já eu te conto. Mas antes deixa te contar o que o 14 Bis,tem haver com café!

 

Número 7:

Sabia que o “primeiro rei do café” era francês? E adivinhem só pai de que ele era?

Isso mesmo o francês primeiro rei do café era pai de Santos Dummond,e todos os custos que ele teve na construção do 14 bis foram bancados pelo café.

Número 8:

Quantas sacas foram necessárias para o  Brasil se tornar o maior exportador de café?

Em 1860, isso se deu graças a uma produção de 26 milhões de sacas.

Número 9:

E os maiores produtores de café no mundo quem são?

Brasil, Vietnã, Colômbia e México.Mas também são produzidos no Havaí, Costa Rica, Guatemala, Jamaica, Etiópia (onde as árvores de café são vegetação nativa), Quênia, Iêmen e Indonésia.

 

E o Governador?

Vamos lá,estou doida pra te contar quem foi condenado a morte por tentar proibir o consumo de café!

Também, onde é que ele estava com a cabeça?!Tudo bem que a decisão foi bem radical,não precisava tudo isso! Mas enfim,vamos lá.

 

Número 10:

Bem o governador em questão governava Meca, seu nome Kair Bag, sim foi esse carinha que teve a infeliz ideia de tentar proibir o consumo de café.

Mas graças a Deus os tempos mudaram, e hoje todos somos livres para escolher tomar café ou não.Eu sou suspeita pra falar o nome do blog já fala por si mesmo!

 

Porém antes finalizar quero te dar mais uma dica,de como tomar um café maravilhoso!

 

Escolha uma boa companhia,e um lugar onde ele seja feito na hora,daí é só deixar rolar aquela conversa,que é garantia de momentos de alegria!

Café Amor e Poesia

Feito Todos os dias com muito carinho pra você!

Um beijo

Anúncios

2 comentários em “10 Curiosidades sobre o Café

Deixe Seu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s